Pular para o conteúdo principal

Minimalismo




Minimalismo: s. m.  1. princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos.


Parece que minimalismo tá na moda.Todos querendo reduzir, ensinando truques, capsule wardrobe e etcetera e tal.Sou super fã de minimalismo, sustentabilidade e consumo consciente, mas nem sempre fui assim.

O guarda roupas hoje respira o ar da liberdade, da praticidade e da organização, mas já fui consumista e compradora compulsiva; tentava suprir alguma carência emocional ou depressão comprando coisas que muitas vezes eram inúteis.
Os brasileiros herdaram esse consumismo desenfreado dos americanos, as pessoas querem cada vez mais comprar sem a menor parcimônia.Pare que o TER e tornou mais importante que o SER, e a bocarra do grande vilão da sustentabilidade, o capitalismo, está cada dia mais escancarada tentando tragar inclusive nossas crianças.



Aqui em casa as coisas mudaram muito, procuro comprar produtos locais, de pequenos comerciantes e artesãos e alguns itens de segunda mão, por que não?

O consumo consciente visa reforçar a economia dos pequenos produtores, reduzir o impacto social e ambiental dos produtos adquiridos e avaliar a real necessidade de consumir tal produto.
Comprar por impulso não é a melhor forma de ajudar o planeta e de educar nossos filhos.Os comerciais de TV, as lojas de brinquedos e os shoppings são os inimigos quando se decide pelo minimalismo.As crianças são facilmente ludibriadas pelas cores, musiquinhas e pela experiência de consumo desses produtos que muitas vezes são de qualidade duvidosa.
Brinquedos novos por essas bandas agora só em aniversários, dia das crianças e natal.Também não compramos roupas de marca, produtos licenciados, produtos pirata (não colaboramos com o crime organizado) e não aceitamos presentes fora de época.

Proteja seus filhos da publicidade infantil.


Para consulta: Criança e Consumo

Para assistir: Criança, a alma do negócio

Comentários