Pular para o conteúdo principal

Quarto Montessoriano para Recém Nascidos

Estive lendo alguns blogs montessori brasileiros (os pouquíssimos que existem) e percebi que a metodologia ainda é um mistério para muitas mães estão decidi escrever esse post para mostrar  como organizar um quarto montessori começando pelos recém nascidos.Espero ajudá-los a entender melhor esse método tão interessante e organizado.


A cama chão ou cama montessori






A cama no método montessori é um local de descanso e estimulação.É colchão se solteiro colocado num canto do quarto, pode ter ou não um tapete ao lado caso o bebê role.
A té completar um ano ou mais nós pais montessori praticamos a cama compartilhado depois, se a criança desejar, ela pode começar a dormir a noite toda na cama.
A cama da minha filha é esta aqui:

Os páletes foram colocados porque o piso do quarto era frio

Espelho

O espelho é um acessório indispensável, com ele o bebê se auto conhecerá e tornará as brincadeiras divertidas e agradáveis.
No quarto da Cissa decidimos não colocar um espelho grande, compranos um espelho de mão e damos para ela brincar e descobrir sua imagem, agora com 1 ano e 11 meses ela se tornou até um pouco narcisista.rsrsrs





Estante

A estante deve ser baixa para que o bebê ou criança tenham acesso aos brinquedos e objetos nela que de acordo com o método devem estar à altura dos olhos.Segundo Montessori a textura é importante para o desenvolvimento  dos bebês, portanto, dê preferência a móveis de madeira mas é claro que se não for possível os de plástico podem ser utilizados.






O tapete

O tapete delimita o espaço para as atividades para as crianças maiores e proporciona experiênicia sensorial para as menores, ao crescer a criança começa a compreender que o tapete é o local onde são espalhados os brinquedos e peças.Aqui em casa nós utilizamos tanto o tapete grande como os tapetinhos individuais em locais onde ela gosta de fazer as atividades como o quintal e a cozinha.





Móbiles


Os modelos de móbiles montessori por ordem de apresentação para o bebê são:

0 a 2 meses
Móbile munari: Em preto e branco com figuras geométricas.





Para fazer em casa encontrei esse tutorial aqui.

2 a 4 meses


Móbile octaedro: Figuras de octaedros (conhecidos pelos leigos como balõezinhos) coloridos.


4 a 6 meses
Móbile de globo: Um móbile de globos de linha em degradê nos tons escolhidos.



6 meses em diante
Móbile de sino e outros: Um sino pendurado em uma fita colorida de forma segura.Conforme o bebê bate a mão o sino emite um som e estimula o movimento, a concentração e audição.



Existem outros móbiles mas esses são os principais.



Quadros e livros

Como sou apaixonada por arte e livros sou suspeita para falar sobre isso.Prefira  livros simples, com muitas figuras e ilustrações de bom gosto.Para bebês de até 1 ano recomendo: Uma lagarta muito comilona - Eric Carle, Animais de Estimação - Ed. Ciranda Cultural e todos os da coleção Mundo do bebê da Todo Livro.
Para os quadros podem ser figuras da natureza, animais, flores e árvores, recortes ou até fotos da família.Pendur-os a uma altura baixa e a minha dica é que para bebês qua ainda não ficam em pé retire os vidros para que não tenham reflexo quando observados.
Comprei um mapa mundi para a Cissa e pretendo colocar na parede do quarto para registrar nossas viagens e ensinar sobre as várias regiões do mundo.





Por hoje é só, no próximo post falarei sobre o quarto para crianças maiores.

bjs


Confira aqui o post sobre o quarto montessoriano para crianças. 

Editado em 05/04/2017










Comentários

  1. Fico preocupada com o bebe rolar do colchão e bater a cabeça no chão.. Como evitar isso?

    ResponderExcluir
  2. a montessori previu, ou comentou sobre quarto pra multiplos (gemeos, trgemeos). Eu tenho duvidas crueis na aplicacao total dos principios qdo se tratam de mais de uma criança.

    ResponderExcluir
  3. Olah, nao eh o foco do quarto montessoriano, mas como fica a mae pegar o bebe no chao sendo que o berco oferece altura necessaria e indicada apos uma cesaria? Vou ter gemeas e pensei que a principio poderia usar o berco e no momento da troca pela cama optar pelo montessoriano. Poderia me dar sua opiniao?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. O piso Revest Vinil é totalmente indicado para quartos montessorianos, minha cunhada colocou no quarto de minha sobrinha, agora dorme despreocupada, pois o piso é macio. Ny

    ResponderExcluir
  6. Qual o berço que vc utilizou nos primeiros meses de vida do seu bebê?

    ResponderExcluir
  7. Amei as explicações.Quartinhos lindos! Aqui o quarto do meu pequeno digo que é quase uma lindeza dessa, a cama ainda é a comum, mas já estou pensando em mudar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Meninas, a respeito da cama para recém nascidos, utilizamos o colchão apenas para atividades diurnas.Desde que a Cecília nasceu optamos por cama compartilhada (até porque ela era prematura), no início ganhei um moisés e ele ficava ao lado da minha cama, depois ela passou a dormir na cama mesmo ao meu lado.
    Alguns cuidados devem ser tomados ao se optar pela cama compartilhada (vou fazer um post sobre isso) mas ela só foi dormir no quarto mesmo quando já tinha 1 ano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário